sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Bob Dylan e o Nobel de Literatura

As pessoas, os fãs, no caso, confundem as coisas. Acho um dos maiores equívocos da história esse prêmio para o Dylan, tão risível quanto o Nobel da Paz para o Obama. Não estou falando do Dylan como músico, compositor ou letrista, mas, como sendo relevante para a literatura. Há, no mínimo, algumas dúzias de escritores e poetas americanos (brasileiros, espanhóis, chineses, africanos, argentinos, búlgaros, russos) muito mais relevantes para a literatura geral que o Dylan. Suponha que o Brian May ganhe o Nobel da Física! Ora, ele é astrônomo, porém, não fez nada relevante para a física a ponto de merecer o prêmio, apesar de ser um músico brilhante de primeira categoria. Todavia, não existe Nobel da Música ou das Canções Populares, no caso do Dylan. O paralelo May/Dylan é perfeito! O Dylan não fez nada que justifique o Nobel da Literatura...tomo como padrão Bertrand Russell e Shaw (que se recusou a receber o prêmio). Assim como recusar uma herança e vida fácil é para poucos (Russell e Wittgenstein, e.g.), recusar uma honraria e os confetes não é para muita gente!

E mais,  letra de música NÃO É POESIA, podendo, em alguns casos, ser. No caso do Dylan, não é! Quanto ao seu trabalho em poesia, não é relevante a ponto de merecer tal honraria. Tome o caso de Bertrand Russell, compare!
Sucesso, milhões de dólares no bolso, milhões de discos, tudo isso não tem a ver com Nobel da Literatura!
Reinventar-se como artista não tem a ver com literatura, fazer canções contra a guerra idem! É uma confusão de esferas! E por favor, não confundam as coisas, visto ninguém estar contestando o trabalho artístico do Dylan na música, mas, apontando para um fato óbvio: este trabalho não tem reflexos literários relevantes para tal premiação!

Eu não 'penso com o coração' nestes casos, e a gente não tem que ficar agindo deste modo neste caso. Não há dúvida de que essa premiação é risível, uma palhaçada e mostra que a Academia Sueca acabou de se transformar em um circo televisivo!
John von Neumann é o pai da inteligência artificial, robótica, teoria dos jogos, inventou lógicas quânticas, fundamentou matematicamente a mecânica quântica, é um dos pais do computador (divide a criação com outro gênio, não laureado com o prêmio, Turing), demonstrou n-teoremas em análise funcional, geometria, teoria ergódica e? E não ganhou o tal Nobel! Mais uma distorção bizarra!

Já faz anos que tenho o seguinte na mente: tirando a Medalha Fields, prêmios não servem para nada! Claro que não falo do dinheiro envolvido! Este serviria, mas, falo do prêmio em si! Alguém considera relevante o Grammy? O Oscar, apesar das distorções, tem sido menos ridículo que o Grammy (o latino é UMA PIADA de péssimo gosto). Houve um ano em que o Júnior Lima ganhou o prêmio de melhor guitarrista do Brasil!!! Acho que foi algo ligado à MTV!

Na Revista Rolling Stone, o Bob Dylan figura como um dos 10 maiores cantores da história, estando à frente de Freddie Mercury, Ian Gilan, Glen Hughes,  Ray Charles, Robert Plant e n-outros! A lista não inclui Dio, Elis Regina, André Matos, Ney Matogrosso nem B. Dickinson! Listas e prêmios têm o mesmo valor que pegadas na Calçada Da Fama, só pompa e purpurina!

Fujamos da máxima do Paulo Coelho: se vende em Paris, é bom...sucesso comercial não mede qualidade artística! Fosse o caso, a Xuxa seria uma das maiores cantoras do Brasil, visto ter 3 ou 4 discos na lista dos 10 mais vendidos aqui! A Gretchen, cantando com a bunda, vendeu 12 milhões de discos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário